
Por Thiago Carvalho
Por Thiago Carvalho
Livro Clip e Canal do Livro são dois sites que, em parceria, estão transformando sinopses de grandes obras litrárias em trailer. Uma iniciativa louvável para ajudar a difundir a leitura no país, mas pouco útil para quem já gosta de ler. Os vídeos ainda são um tanto quanto amadorísticos e até piegas: clique AQUI para ver, por exemplo, Dom Quixote com a trilha sonora do Star Wars! Mas pra quem custa a pegar um livro pra ler, assistir uma sinopse pode ser atraente.
15:00 - Debate “Artista e Musico Independente do Século XXI – longe demais das capitais”, com a participação dos belo-horizontinos Alexei Michailowsky, Tadeus Mucelli (curadores do Festival), e Frederico Corrêa (da banda Paralaxe), e dos uberlandenses Danislau Também (do grupo Porcas Borboletas), e Getúlio (da banda Antena Buriti, e grupo Taturana e Rádio Buriti)
17:00 - Oficina “Musica eletrônica de rua – criação espontânea”, com Luciano Araújo, ou “Ojuara, o homem que desafiou o diabo”, de Uberlândia, mostrando sua inédita proposta de criação de musica por meios eletrônicos com a participação de transeuntes nas ruas, estudantes, e outras pessoas comuns, que desenvolve com o Grupo de Risco
0:00 – Live PA com Alexei – belo-horizontino, de origem russo-canadense (ou seja, salada de frutas, pois só a antropofagia nos une), foi convocado para ir a Roma, sem nem saber se tinha boca, e participar da Red Bull Music Academy em 2004. Desde então, desenvolve uma musica eletrônica com ênfase na interface de musico, misturando jazz, soul, house, samba, tambores de Minas, Ramones, Raul Seixas, Led Zeppelin, e até Menudo, se precisar.
1:00 – Show com Antena Buriti – Grupo uberlandense composto por exilados da ilha Buh Buh-Rinty,
2:00 – Show com Paralaxe – Banda belo-horizontina que mistura ficção científica, histórias em quadrinhos, lendas urbanas e rock n’ roll surgido dos porões da Faculdade de Medicina, onde Fred H.C. e Rafael faziam parte de uma secreta maçonaria que incorporava o espírito do DNA registrado no sangue dos pacientes e assim buscavam a Suprema Luz. Convocando o VJ 1mpar, responsável por conexões visuais e transcedentais com o Império que Contra-Ataca, e sob a orientação cabalística e grooveada do Rabbi Jonas Cohen Persiano Azulay de Israel, realizam suas performances sempre na pressão, saca?
3:00 – Live PA com Retrigger – De tanto ouvir o slogan “Toca Raul” na vida, Raul percebeu que seu nome era Raul e que de repente poderia tocar. Desde pequeno interessado na sonoridade mística das antenas de televisão, Raul criou um universo mágico em seu quarto, onde amigos imaginários de todos os planetas promovem com ele uma jam session fenomenal, onde rock n’ roll e estilos eletrônicos se fundem desde as profundezas da alma do Z-80. Participante de vários projetos, como Esquadrão Atari e Arrebite, Raul, que também é Dr. Freud para os íntimos, só queria montar uma banda de death metal com seus robôs de estimação.
Programação da Maratona Mostra Internacional de Vídeos Bastardos
Sexta-Feria (14/12)
14:00 Edição Porto Alegre I
16:00 Edição Porto Alegre II e Bolívia
18:00 Edição Espanha e Argentina
20:00 Edição Uberlândia
(Imagem da exposição Trânsitos)
O Espaço Cubo também traz a novidade num de seus projetos de discussão e criação de novos produtores de conteúdo, isto é, comunicadores para a cena independente. A Imprensa de Zine promove em Cuiabá nos dias 21 e 22 de dezembro o Seminário de Gestão de Mídias Independentes. Esta ação tem como meta promover o debate e a troca de tecnologia para estabelecer um planejamento estratégico para o ano de
Nos dias 19 e 20 tem a 9ª Escombrástica com inúmeras atividades. A festa do programa Escombro em parceria com UFUzuê, realiza dois dias intensos de atividades radiofônicas que incluem: oficina de experimentação artística com as Garotas Estranhas, a 1ª Reunião de Artistas Marginais com palestras, mostra de vídeos e recital de poesias, além da festa no dia 20 no GOMA.
[Expediente: Daniel Caldeira]
[Contato: ruidocoletivo@gmail.com]
Dia de reunião e boas notícias para a cena independente de Uberlândia e do Brasil. Talles, do Porcas e agora também produtor do GOMA, traz as boas novas direto de Brasília, de onde em reuniões e mais reuniões (cheia de figurões tanto do lado governamental como do cenário independente) saiu a grande nova: um projeto do governo de financiamento direto para ações culturais – em breve teremos mais notícias.
O espaço GOMA cultura em movimento inaugura na próxima semana dia 12/12 (quarta-feira) a partir das 22:00 horas trazendo um das maiores bandas do Circuito Independente de Uberlândia: a Banda Móveis Coloniais de Acajú [foto abaixo]. Eles já estiveram por aqui no Festival Jambolada 2007 em Conexão com Arte na Praça com um show que fez o público levantar a poeira da praça de tanto dançar. Aqueles que enviarem um e-mail para a lista de amigos goma [listagoma@gmail.com] com nome completo no assunto do e-mail poderão pagar mais barato para entrar no show – lembrando que esse desconto será válido apenas para aqueles que enviarem o e-mail antes das 14hs que antecedem o evento.
A programação não para por aí, porque em conjunto à 1ª Mostra Perpendicular de Cinema e Vídeo do Triângulo o GOMA inicia seu funcionamento com Grupo Eterna Chama na quinta (13/12) e na sexta (14/12) têm: discotecagens de Wagner Schwartz, Ricardim e Moita Mattos, performances muito loucas de Robisson Sete, Huds on e Danislau Também, ainda projeção paralela de filmes de Stanley Kubrick - sem áudio e sem legenda - colorindo alguma parede marginal dos interiores do Goma; tudo isso para o lançamento do DVD Herói Hesitante de Danislau. [E não é só isso: você ainda pode levar para casa o DVD pagando apenas mais R$5,00 no valor da entrada].
O GOMA está localizado na Av. Floriano Peixoto, 12 – pertinho da praça da Bicota.
Segue um vídeo da DaniCast (Daniela Castilho) que dará uma oficina de Direção de Arte (10 e 11/12) e é palestrante na 1ª Mostra Perpendicular. Para aqueles que se interessarem entra aqui no link para o youtube dela.
Renan Fernandes
Felizmente, o Arte na Praça se consolidou em Uberlândia como um evento de grande prestigio. Não apenas pelo esforço de seus produtores, mas também pelo público que sempre está presente e motiva essa iniciativa, que está destinada a crescer cada dia mais..
No último domingo não foi diferente: Três bandas dividiram o palco para a alegria dos presentes. Caffeine, de Uberlândia, U-ganga de Uberaba e Zefirina Bomba de PE.
Os meninos de Udia mostraram um som com tendências às novas vertentes do Rock´n´Roll mundial, buscando influências nas bandas clássicas dos anos 1970, como o Velvet Underground e os Stoogies, e bandas atuais como Strokes, Franz Ferdinand e The Bravery. Nota-se uma evolução técnica no som, e talvez em um futuro próximo a banda se destaque no cenário regional.
O U-Ganga, com o um som pesado e letras politizadas deixou entusiasmado quem estava presente e reafirmou a convicção das pessoas que já conheciam o som, demonstrando que alguns anos de estrada não faz mal a ninguém. Pelo contrário: só enriquece. A banda ainda teve participações de integrantes de outras bandas, e até cover do Motorhead rolou...
O power trio do Zeferina Bomba fechou a programação com grande estilo. Mostrando um grunge certeiro, atualizado e com letras inteligentes, os três integrantes se mostraram felizes de estarem na cidade, elogiaram a organização e tomaram conta do palco: subiram nas estruturas, tocaram covers revisitados do Nirvana, e no final com início de chuva, tocaram a última música embalados por uma cascata de flores amarelas que caiam das árvores. Não podia ser mais poético.
Ainda no domingo, houve atrações à parte: campanha de conscientização da AIDS, distribuição de camisinhas, drags queens em performaces alucinadas no palco, e infelizmente o cancelamento do futebol das drags por causada chuva. (não haveria maquiagem que suportasse tanta água caindo...)
Resumindo: um final de semana engraçado, som pesado e encontro de gente que a cada dia está mais disposta a debater, participar e refletir sobre a cidade, as produções artistico-culturais da região e passar um domingo diferente e bem humorado!
Daniel Caldeira de Melo
Na segunda-feira (10/12) começa um encontro para discussão do corpo e da dança na contemporaneidade, o Olhares Sobre o Corpo. As atividades estão divididas entre a Casa da Cultura e o Palco de Arte. As palestras ocorrerão na Casa da Cultura. No Palco de Arte acontece de segunda a quinta apresentações artísticas, na sexta (14/12) tem a apresentação Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007, com exibição de cinco videodanças subsidiados pelo Programa Rumos, no sábado (15/12) performance de Helena Vieira (Rio de Janeiro) Maria José, no domingo (16/12) têm a Tempestade Oculta do grupo Strondum de Uberlândia. Ainda na quinta a festa Super Lugar Comum no Vinil Bar e de sexta a domingo a Oficina Corpos, Poéticas e Políticas com Cláudia Muller (Rio de Janeiro) no Palco de Arte. Das apresentações artísticas destaque para SEM da Cia UAI Q Dança na segunda, Sessão de Tempo Úmido de Cássia Nunes na terça e na quinta 300DPI de Ana Reis.
No dia 12 ao 15 acontece a 1ª Mostra Perpendicular de cinema e vídeo do triângulo. A programação dos vídeos do dia 14 já está disponível no blog, entre os selecionados está o vídeo ganhador da Bienal de Arte do Triângulo Mineiro o Ensaio sobre o muro de Castor e Ana Reis. Dia 13 e 14 têm oficina de Direção de Fotografia com Gilson Goulart Carrijo e na sexta oficina Como Fazer Storyboard. Ainda fora do evento a Inovamidia, produtora da mostra, traz um curso de Direção de Arte com Daniela Castilho, que já trabalhou com os diretores Walter Salles Jr., Ricardo e Lea Van Sten e é coordenadora geral da Educine (Associação Cultural de Educação e Cinema).